José Ozildo dos Santos
Rosélia Maria de Sousa Santos1. IDENTIFICAÇÃO DA OBRA
ANTUNES, Celso. A Sala de aula de Geografia e História. 2 ed. Campinas-SP: Papirus Editora, 2003.
2. CREDENCIAIS DO AUTOR
Celso Antunes é professor graduado em Geografia e especialista em Inteligência e Cognição. Gestor de ensino, conferencista de renome internacional, já publicou várias obras abordando a temática do ensino no Brasil, merecendo destaque, os seguintes livros: ‘As inteligências múltiplas e seus estímulos’ e ‘A dimensão de uma mudança: Atenção, criatividade, disciplina, distúrbios de aprendizagem, propostas e projetos’.
3. CONTEÚDO
O auto, numa linguagem bem trabalhada, aborda a questão da aprendizagem significativa e das inteligências múltiplas, mostrando a dimensão do ambiente escolar. Após definir os objetivos do ensino da Geografia e da História, Antunes afirma que os mesmos devem sempre coincidir com os propósitos delimitados pelos PCN’s. Ademais, tais objetivos devem, ainda, serem agregados à experiência adquirida em sala de aula, no dia-a-dia. Nessa ótica, o autor mostra suas intenções e em ato contínuo, afirma que todas as práticas sugeridas em sua obra, foram espelhadas nas idéias de Piaget. Após discorrer sobre as inteligências múltiplas, a aprendizagem significativa e a sala de aula, o autor discute a importância dos temas transversais e dos projetos pedagógicos, defendo a utilização de tais procedimentos metodológicos em sala de aula, como meios práticos e essenciais para a construção do processo ensino-aprendizagem. O autor afirma que para melhor entender os conteúdos conceituais se faz necessário conhecer como eles se apresentam, pois, só assim, poderemos trabalhar de diferentes maneiras o mesmo tema. Na visão do autor, a aprendizagem significativa costuma ter como produto a aquisição de conceitos. Assim, aprender significados é modificar idéias como conseqüência da sua interação com a nova informação. Em seu livro, Antunes dedica grande parte aos jogos operatórios, mostrando a sua importância em sala de aula e a sua estreita relação com a construção da inteligência. Retornando a discussão sobre as variadas formas de inteligências, o autor afirma que é necessário que o professor explore constantemente o aluno em sala de aula. Para tanto, o mesmo deve fazer uso de estratégias de aprendizagem, que facilitem a construção do conhecimento, que é um constante desafio tanto para o professor como para o educando.
4. CONCLUSÃO
O livro mostra a importância do ensino da Geografia e da História na construção da identidade do educando. Para tanto, o autor mostra que a interdisciplinaridade deve ser uma prática constante em sala de aula e que sonhar com uma nova Geografia e uma nova História é possível. Pois, valorizando o ensino destas disciplinas, estamos contribuindo para a construção de um futuro melhor. É, portanto, este o chamamento feito pelo autor ao longo do livro.
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